Drenagem Sustentável e Urbanismo Sensível a Água

Período: 2015 – 2022

O projeto integra a linha de Paisagem, Território e Políticas Urbanas do PPGFAU/UnB e é desenvolvido com bolsa produtividade do CNPQ. Visa estudar a relação entre a morfologia urbana definida por índices urbanísticos em planos diretores e o potencial da adoção de sistemas de drenagem por infiltração para redução de inundações em áreas urbanas. Visa identificar soluções exitosas de minimização dos impactos de alagamentos urbanos por meio de padrões de ocupação do solo e soluções de infraestrutura verde e/ou metabolismo circular. Utiliza como método o estudo de casos exitosos de adoção de técnicas de LIDs associadas ao aumento da permeabilidade do solo urbano, capturando um repertório de elementos urbanos que desempenhem o papel de soluções de drenagem em áreas urbanas testadas utilizando simulações hidrológicas para verificar a assertividade do novo arranjo urbanísticos proveniente das soluções adotadas.

Situação: Em andamento, iniciada em 2015

 

Pesquisas individuas relacionadas:

 

Membros:

Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PGFAU/UnB, Prof. Dr. Sergio Koide FT/UnB; Dr. Mariana Arrabal; Doutoranda Ana Paula Seraphim University of Cambridge; Doutorando Rubens Amaral PPGFAU/UnB; Mestranda Aline da Nobrega Oliveira PPGFAU/UnB; Graduandas/IC Isabela Leite Neres Perna e Isabella Ghiraldo Neves Soares

 

Instrumentos de Reinserção de áreas deterioradas a dinâmica urbana: marketing urbano e operações urbanas consorciadas

Período: 2013 – 2023

A pesquisa integra a linha de Paisagem, Território e Políticas Urbanas do PPGFAU/UnB. Estuda as bases conceituais e analisa experiências concretas de requalificação de espaços urbanos como forma de promoção da sustentabilidade das cidades por meio da reciclagem de seus espaços urbanos. Visa avaliar os instrumentos urbanos que facilitem à requalificação urbana considerando os diferentes segmentos socioeconômicos capazes de promover às alterações necessárias a reinserção das áreas deterioradas na estrutura urbana em consonância com a dinâmica socioeconômica. O foco de avaliação adotado é a estratégia do marketing urbano com uso de operações urbanas de modo a identificar êxitos e fracassos que possam subsidiar um conjunto de recomendações que integre os planos diretores urbanos.

 

Pesquisas individuas relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PGFAU/UnB; Profa. Dra. Giseli Chalub Martins, FAU/UnB; Arq. Ms. Artur Rocci, SEDUH – DF; Arq. Ms. Julyana Sangaleti Pinheiro, SEDUH-DF; Doutoranda Universidade de Toronto Ms. Laysa Abchiche; Ms. Marcos Ricardo dos Santos; Ms. Isabela Oliveira Pereira.

 

Forma Urbana e Mobilidade Sustentável

Período: 2011- 2018

A pesquisa integrou a linha de Projeto e Planejamento Urbano do PPGFAU/UnB. A pesquisa explorou o desempenho da forma urbana em suas polaridades analíticas de compacta e dispersa para discutir o desempenho quanto a mobilidade urbana. O estudo de características urbanas como conectividade; continuidade, densidade e uso do solo foram exploradas para estabelecer um processo metodológico de que permitisse estabelecer as relações entre forma/mobilidade de modo permitir tanto a leitura urbana como tecer recomendações ao planejamento e desenho urbano. Os estudos de casos foram realizados desde áreas tombadas como em Brasília até áreas de regularização fundiária sempre se alcançando definir intervenções sobre as possiblidades de melhoria das condições de mobilidade urbana.

 

Pesquisas individuais relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PPGFAU/UnB; Prof. Dr. Caroline Duarte Alves Gentil, IFJatai/GO; Arq. Ms. Karoline Cunha Blanco, Terracap-DF; Mestranda Arq. Maria Emília Monteiro Silva PPGFAU/UnB; Ricardo Stashnell Kosloski Eirado; Graduandos de IC FAU/UnB: Marina H. Madsen de Mendonça; Millena Montefusco dos Santos; Felipe Conde; Marco Antônio de Mello; Renata Cortopassi Sales Dias; Lorena Borges Dias.

 

Atributos espaciais da Qualidade de Vida e Ambiental Urbana

Período: 2011 - 2018

A pesquisa integrou a linha de Projeto e Planejamento Urbano do PPGFAU/UnB.  Discute o conceito de qualidade e seu alto grau de subjetividade e complexidade com o intuito de traduzir em termos de elementos espaciais urbanos os atributos que são entendidos como agregadores dessas qualidades nas cidades uma vez que, todas as ações de planejamento urbano possuem como objetivo o seu alcance. Parte do entendimento de que qualidade não é restrito às necessidades humanas e deve envolver o equilíbrio dinâmico entre a estrutura urbana e seu espaço natural. Estuda as bases do planejamento urbano desde sua concepção discutindo os diferentes pesos que as diferentes dimensões urbanas têm ganho na promoção do ordemtno territorial urbano. Se estuda a legislação urbanística e ambiental e suas aplicações aos espaços urbanos com seus conflitos e assertividades.

 

Pesquisas individuais relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PPGFAU/UnB; Prof. Dr. Marly Santos, Unieuro/DF; Prof. Dr. Gerson Herrera Pupo, Universiudade de Camagüey; Arq. Dr. Mona Liza Choas, Prefeitura da UnB; Arq. Ms. Apoena de Alencar Parente; Arq. Ms. Celia Regina Miranda Melo Cesar Salgado, MMA; Arq. Ms. Maria Helena Couto Costa, PPGFAU/UnB; Arq. Ms. Alice Cunha Lima, PPGFAU/UnB, Arq. Anna Carolina Queiroz Palmeira

 

Características dos Programas de Regularização Fundiária e Natureza dos Projetos Urbanísticos

Período: 2006 - 2016

A pesquisa integrou a linha de Projeto e Planejamento Urbano do PPGFAU/UnB. Discute a base conceitual que ancora a concepção de regularização fundiária no país bem como sua consonância com a base legal existente. Foram levantadas e analisadas várias experiências em diferentes cidades brasileiras para estabelecer os passos metodológicos que caracterizam um projeto urbanístico de regularização fundiária, os dados necessários para concebê-lo de modo a subsidiar os municípios e as comunidades que vivem em áreas irregulares a serem agentes do processo de regularização. Em outra abordagem foram analisados os investimentos em regularização constantes dos programas de investimentos federais - Plurianuais 2004-2007, 2008-2011 e 2012-2015 – com objetivo de estabelecer indicadores de resultado que expressem as metas da Política de Regularização Fundiária.

 

Pesquisas individuais relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PPGFAU/UnB; Prof. Otto Toledo Ribas, PPGFAU/UnB; Prof. Dr. Tatiana Mamede Salum Chaer, UCB; Arq. Ms. Yvette Carillo Salomon, Universidade de Valencia; Engo. e Arq.  Lucas Willian Silva, FAU/UnB - Arq. Ms. Karoline Cunha Blanco, Terracap-DF

 

Dicotomias e similaridades entre política urbana e ambiental

Período: 2003- 2013

 

A pesquisa integrou a linha de Projeto e Planejamento Urbano do PPGFAU/UnB. Tratou de investigação sobre os fundamentos conceituais e legais que ancoram a política urbana e ambiental tendo como objetivo contribuir com a discussão de instrumentos de gestão ambiental urbana. Identificadas as aplicabilidades e metodologias dos diferentes instrumentos se verificou as complementariedades entre sua adoção para uma gestão ambiental urbana mais assertiva. Foram estudados os contrapontos entre avaliação ambiental estratégica – avaliação de impacto de ambiental- avaliação de imcptos de vizinhança; plano de manejo e plano diretor; zoneamento ambiental- zoneamento de uso e ocupação do solo etc. Como resultados no período se obteve subsídios para a revisão normativa de instrumentos ambientais e urbanos para uma melhoria da qualidade ambiental urbana

Pesquisas individuais relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PPGFAU/UnB; Prof. Otto Toledo Ribas, PPGFAU/UnB; Prof. Dra. Tatiana Chae, Universidade Católica de Brasília; Prof. Dr. Marly Santos, Unieuro/DF; Prof. Ms. Luciana Helena L. Fregonezi, UFG; Arq. Ms. Tatiana Sancevero Batistela PPGFAU/UnB; Ms. Lêda Virginia Aguiar de Carvalho Granja, SEDUH-DF; Arq. Ms. Rosangela Araújo Fernandes Benvindo, Governo do Estado de Tocantins.

 

Avaliação de impactos ambientais da urbanização: métodos e indicadores

Período: 2003 – 2013

 

A pesquisa integrou a linha de Projeto e Planejamento Urbano do PPGFAU/UnB. Os estudos procedidos objetivavam a identificação de métodos que contribuam para ações preventivas de caráter normativo e de soluções de projeto urbano para controle dos impactos decorrentes da urbanização. Os aspectos que integram a dimensão físico-ambiental do processo de urbanização se constituíram no foco principal de investigação e sobre elas as diferentes formas de ocupação do solo. Foram estudados vários tipos de assentamento urbanos, formais e informais e se objetive como resultados subsídios para planos e projetos urbanísticos que tenham como objetivo mitigar impactos em áreas de vulnerabilidade ambiental e de risco social.

Pesquisas individuais relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PPGFAU/UnB; Prof. Otto Toledo Ribas, PPGFAU/UnB; Arq. Ms. Renato de Melo Rocha, PPGFAU/UnB; Prof. Ms. Luciana Helena L. Fregonezi, UFG; Arq. Ms. Roberto Molfi, Governo do Estado de Tocantins; Arq. Ms. Nicole de Castro Pereira; Arq. Ms. Claudia Della Piazza Grossi, MMA

 

Sustentabilidade e políticas públicas urbanas e ambientais

Período: 1997 - 2003

 

A pesquisa integrou a linha de Projeto e Planejamento Urbano do PPGFAU/UnB.

A partir do arcabouço conceitual sobre sustentabilidade a pesquisa discutiu o papel da gestão das políticas públicas, ambiental e urbana, na promoção do desenvolvimento sustentável identificando normas legais e instrumentos. Avançou sobre o tema da sustentabilidade urbana analisando as disposições contidas na então nova Política Urbana constante no Estatuto da Cidade para identificar as ações que possibilitassem uma integração das diferentes dimensões urbanas.

Pesquisas individuais relacionadas:

 

Membros: Coordenadora, Prof. Dr. Maria do Carmo de Lima Bezerra, PPGFAU/UnB; Prof. Otto Toledo Ribas, PPGFAU/UnB; Arq. Ms  Ciane Gulaberto Feitosa Soares, Ministério de Cultura; Arq. Ms. Maria Clara da Cruz, PPGFAU/UnB; Prof. Dr.  Fernando Scardua, CDS/UnB; Prof. Dr. Mário Diniz, Departamento de Geografia UnB; Arq. Ms. Vandite Suely Guimarães, IBAMA; Arq. Ms. Daniela Bottini, PPGFAU/UnB; Arq. Ms. Apoena de Alencar Parente